Professor Manuel Ferreira Patricio

Escola Cultural & AEPEC

A Comissão de Reforma do Sistema Educativo (CRSE) foi nomeada por Resolução do Conselho de Ministros, em Março de 1986.

O programa de execução A1, da Proposta Global de Reforma apresen­tada em Julho de 1988, pela CRSE, tinha os seguintes objectivos:

  1. alargar, aperfeiçoar e aprofundar a experiência de Escola Pluridi­mensional lançada pela CRSE em 1987-88 sob a designação de Escola Cultural;
  2. institucionalizar o modelo de Escola Pluridimensional;
  3. realizar progressivamente o novo modelo de Escola.

 

A Escola  Cultural é um modelo de Escola pedagogicamente mais rico que o da Escola em vigor. Esta é apenas, institucionalmente, unidi­mensional: tem apenas a dimensão curricular estrita, constituída pelas disciplinas, seus programas e respectivo sistema de avaliação. Esta dimensão reduz a educação a um processo puramente intelec­tualista.

A Escola Cultural pretende, diferentemente, ser pluridimensional, promovendo todas as dimensões constituintes da personalidade hu­mana: a físico-motora, a intelectual, a afectiva, a volitiva, a psicosso­cial, a estética, a ética e a religiosa. Nesta perspectiva, a dimensão lectiva é incapaz de realizar todo este rico programa educacional. Por isso a Escola Cultural dá um relevo decisivo às actividades extra­curriculares, escolhidas livremente pelos alunos e organizadas em clubes escolares ou situações educativas equivalentes. A Escola Cul­tural considera ainda que a substância do processo educativo é a cultura e que é para a cultura que a Escola deve orientar as novas gerações, preparando pela Escola uma nova Sociedade: a Sociedade Cultural.

A AEPEC criada em Março de 1990 e declarada instituição de Utilidade Pública (Diário da República n.º 97-II Série, de 26-04-2002) — é o órgão associativo do Mo­vimento Escola Cultural, de grande repercussão nacional e mesmo já europeia e internacional; afirma-se como uma associação de natu­reza pedagógica e cultural sem fins lucrativos, cujo objecto é o desen­volvimento de actividades culturais e educativas.

BASES FILOSÓFICO-PEDAGÓGICAS DO PARADIGMA CULTURAL DA ESCOLA

UMA TEORIA DA
PESSOA

Cada educando – o sujeito da educação – é pessoa e como tal tem de ser encarado, compreendido e tratado.

UMA TEORIA
DA ESCOLA

O acto educativo é um acto cultural, já que toda a realidade introduzida no mundo pelo poder criador da pessoa é cultura.

UMA TEORIA DA
EDUCAÇÃO

A escola é – como dizia Coménio – oficina da humanidade; logo é o lugar matricial para a realização da educação.

UMA TEORIA DA
COMUNIDADE

O investimento social e político na escola é necessariamente o investimento na sociedade e na comunidade onde aquela está mergulhada.

UMA TEORIA
DA VIDA

Ao serviço da ideia de vida coloca-se a pessoa, a educação, a escola, a sociedade e a comunidade.

O MODELO DA ESCOLA CULTURAL

PLURIDIMENSIONAL

QUANTO À SUA ESTRUTURA PEDAGÓGICA

As actividades que promove são de diversos tipos, constituindo cada um desses tipos um eixo — uma dimensão — em torno do qual se organiza a acção educativa.

CULTURAL

QUANTO À SUA FINALIDADE PROFUNDA

Partindo do pressuposto que a finalidade real da educação e da escola é de ordem cultural, então a escola só será cultural se considerar não só um, mas todos os momentos estruturais que constituem o processo cultural da formação do homem:

ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA PLURIDIMENSIONAL/CULTURAL

DIMENSÃO PEDAGÓGICA

PRINCÍPIO QUE PRESIDE

FACTOR SITUACIONAL ESTRUTURANTE

OBS.

DIMENSÃO PEDAGÓGICA

Lectiva ou Curricular estrita

PRINCÍPIO QUE PRESIDE

Heterodeterminação Educativa (superiormente estabelecido)

FACTOR SITUACIONAL ESTRUTURANTE

A Aula

OBS.

Lugar pedagógico no qual se cumpre e executa o programa das diversas disciplinas do programa.

DIMENSÃO PEDAGÓGICA

Extralectiva ou Extracurricular

PRINCÍPIO QUE PRESIDE

Autodeterminação Educativa (livre expressão de todos os participantes)

FACTOR SITUACIONAL ESTRUTURANTE

O Clube Escolar

OBS.

Lugar pedagógico de escolha livre de educandos e educadores e verdadeiramente constituído por essas escolas para a realização das actividades desejadas.

DIMENSÃO PEDAGÓGICA

Interactiva

PRINCÍPIO QUE PRESIDE

Codeterminação Educativa (relação horizontal estabelecida entre as duas dimensões anteriores)

FACTOR SITUACIONAL ESTRUTURANTE

O Projecto e a Mostração

OBS.

Ideia-força ordenada para a realização de uma obra ou produto e congregadora de todos os meios necessários para o efeito. A origem, nature-za, amplitude, complexidade e duração dos projectos concre-tos são variáveis.

DIMENSÃO PEDAGÓGICA

Ecológica ou de Atmosfera global

PRINCÍPIO QUE PRESIDE

Sobredeterminação Dialéctica Educativa (realidade pedagógica nova ou ecossistema cultural)

FACTOR SITUACIONAL ESTRUTURANTE

A própria Comunidade Escolar

OBS.

Processo global vivo de apren-dizagem, enquanto real processo colectivo de vida em comum.